A topografia convencional é um método de levantamento topográfico que utiliza equipamentos simples, como teodolitos e trenas.
A topografia é uma técnica fundamental para diversas áreas, desde a construção civil até a agricultura. E, com o avanço da tecnologia, novas técnicas e instrumentos foram desenvolvidos para otimizar e aprimorar o processo de medição topográfica. Uma dessas técnicas é o uso do RTK (Real-Time Kinematic), um sistema de posicionamento por satélite que permite uma medição mais precisa e em tempo real.
O Aerolevantamento com drone é uma técnica de mapeamento aéreo que utiliza drones para coletar dados de terrenos e construções.
A batimetria é o estudo das profundidades e características do fundo do mar, lagos, rios e outras massas de água. Ela utiliza técnicas e instrumentos específicos, como sonares e ecobatímetros, para medir a profundidade e gerar mapas submarinos.
Para realizar um loteamento é necessário um serviço de topografia que envolve a medição e demarcação do terreno. A topografia convencional é uma técnica utilizada para a realização de levantamentos planimétricos e altimétricos com precisão. Já a técnica RTK (Real-Time Kinematic) utiliza um receptor GPS de alta precisão e é capaz de medir com grande precisão as coordenadas de pontos na superfície terrestre.
A confecção de plantas e mapas é uma das etapas mais importantes da topografia, pois é através desses documentos que os dados de campo são apresentados de forma clara e precisa. Existem várias técnicas para a confecção de plantas e mapas, sendo as mais comuns a utilização de softwares específicos e a elaboração manual com o auxílio de instrumentos de desenho.
Quadra X, 17 – Hélio Jatobá 1
São Miguel dos Campos – AL
CEP: 57246-115